sábado, 30 de julho de 2016

Saraswati é a deusa










Saraswati é a deusa do conhecimento, das artes, da beleza, da música e da verdade simbolizada por uma mulher bonita, com quatro mãos, montado em um cisne branco entre os nenúfares para dizer a humanidade de que a ciência é como uma mulher bonita. Suas mãos seguram uma folha de palmeira, uma lontar, (um livro tradicional de Bali que é a fonte da ciência ou conhecimento), uma cadeia (genitri com 108 peças), simbolizando que o conhecimento nunca está terminando e tem um ciclo de vida eterna, e um instrumento musical (violão ou wina) simbolizando que a ciência se desenvolve através do crescimento da cultura. O cisnes simbolizam a prudência, a fim de que o conhecimento pode distinguir entre o bem eo mal e os nenúfares (Lotus) são símbolos de santidade. A flor de Lótus é o mais sagrado para Bali.

A palavra sânscrita sara significa "essência" e swa significa "eu". Assim Saraswati significa "a essência de si mesmo." Saraswati é representado na mitologia hindu como a divina consorte do Senhor Brahma, o Criador do universo. Uma vez que o conhecimento é necessário para a criação, Saraswati simboliza o poder criativo da Brahma. Deusa Saraswati é adorado por todas as pessoas interessadas em conhecimento, especialmente os estudantes, professores, estudiosos e cientistas.

O sari branco que a Deusa está usando denota que ela é a personificação do conhecimento puro. Os quatro braços denotar Sua onipresença e onipotência. Os dois braços dianteiros indicam sua atividade no mundo físico e os dois braços para trás significar sua presença no mundo espiritual. Os quatro mãos representam os quatro elementos da personalidade interior. A mente (manas) é representado pela mão direita frente, o intelecto (buddhi) pela mão esquerda da frente, a consciência condicionada (Chitta) pelo lado esquerdo traseiro, eo ego (ahankara) pelo lado direito traseiro. Um livro na mão traseira esquerda significa que o conhecimento adquirido deve ser usado com amor e bondade para promover a prosperidade da humanidade.

Dois cisnes são representadas no lado esquerdo da Deusa. Um cisne é dito que tem um bico sensível que lhe permite distinguir leite puro a partir de uma mistura de leite e água. Um cisne simboliza o poder de discriminação. Saraswati usa o cisne como seu portador. Isso indica que um deve adquirir e aplicar o conhecimento com a discriminação para o bem da humanidade. Conhecimento que é dominada pelo ego pode destruir o mundo.


Brahma com Sarasvati (sua contraparte feminina) são os representantes de Brahman atuando como os mensageiros da “Criação– o Plano Divino - Os mensageiros da Semente da Verdade do Pai”. 

É Brahma quem nos traz a vontade do Pai, o conhecimento do plano divino para nossas vidas. Este plano se manifesta de uma maneira bem abstrata e de difícil compreensão. O Plano nesta fase é uma semente que ainda não germinou.

Brahma se manifesta trazendo a vontade de Brahman para o nosso corpo da memória. Este plano divino vem para nós a cada início de ciclo de doze anos. 

Sarasvati tem um importante papel nos ajudando a aceitar e a compreender a vontade do Criador, o que exigirá sempre muito de nós, colocando-nos sempre à prova, frente a frente com novas mudanças e transformações em nossas vidas.



Namastê!

Nenhum comentário:

Postar um comentário