sábado, 30 de julho de 2016



Psicanálise Transpessoal


A Psicanálise Transpessoal entende o homem como um todo composto de corpo, mente e bioenergia. Seus sentimentos, sensações, emoções e intuição se integram numa existência que envolve aspectos conscientes e inconscientes. 




Tudo está ligado através de uma rede de inter-relações, de caráter energético, que estão em harmonia - o Todo integrado. 




Entendo que cada ser humano possui um vasto potencial que, geralmente, é pouco conhecido e pouco usado, estados superiores de consciência ainda inexplorados. Também acredito que cada um de nós tem dentro de si a capacidade de ter acesso a esse potencial, e usá-lo em benefício próprio. 




Compreender e administrar nossas emoções, sentimentos e nossas relações com os outros é uma tarefa de todo ser humano em seu caminho evolucional. O que ocorre geralmente é que as pessoas tem dificuldade e resistência para buscar ajuda devido ao medo de encarar sua própria fragilidade. 




Ao longo do meu tratamento vou direcionando a terapia para uma tomada de consciência, de reconhecimento do seu potencial, seus talentos, o sentido da vida. Acredito que possuímos um conhecimento interior, uma sabedoria daquilo que necessitamos para que esse processo se desenvolva, e a função da terapia é ajudar a identificar esses recursos internos, resgatar sua auto estima, apoiar o processo nas várias fases que irão ocorrer, estar acompanhando o que está acontecendo,e como cada um reage aos conflitos. 




Desenvolver o auto conhecimento e o uso da inteligência emocional propiciam uma compreensão maior dos problemas que enfrentamos, uma confiança maior em nós mesmos, superarmos as frustrações, nos motivarmos e principalmente a nos relacionarmos de forma harmônica com os outros. Todos esses fatores em harmonia estabelecem a base para uma auto estima equilibrada e uma sabedoria do viver. 




Para mim o sentido da vida está totalmente relacionado a aprender a abrir a mente para o novo, evoluir constantemente, mudar nossas estruturas e hábitos, a forma de reagir diante das coisas , dos fatos e das pessoas. 




Sabemos que as condições responsáveis pela maior parte das doenças estão vinculadas ao estilo de vida, as emoções desequilibradas, sentimentos destrutivos, atitudes e crenças conscientes ou inconscientes. Tais fatores quando não encontram meios de expressão são somatizadas no corpo e vão aparecer de acordo com a predisposição genética e com as fragilidades de cada pessoa. 




Cada vez mais temos pesquisas que mostram a relação que existe entre saúde, emoções e atitudes mentais. Há pensamentos, sentimentos e atitudes que predispõe o ser humano à doenças, tais como o ódio, tristeza exagerada, irritabilidade, medo, apatia, negativismo, rigidez, resistência a mudanças, negação dos sentimentos, vazio existencial. 




Começamos a terapia com o que é prioridade na vida da pessoa e direcionamos o paciente na compreensão do seu processo, seu ritmo e usar seu próprio potencial. As preocupações, queixas e principais assuntos tratados podem incluir: 




· irritabilidade exagerada, stress, agitação, transtornos de ansiedade. 

· alienação e apatia 

· aproximação da morte ou tristeza exagerada com relação à perda de um ser amado; 

· cansaço mental, stress profissional, e/ou investigação de uma mudança de carreira; 

· abuso,rejeição e abandono na infância ou adolescência; 

· problemas somáticos - dores crônicas, crises 

· dificuldade de fazer escolhas ou de alcançar metas; 

· necessidade de encontrar um significado mais profundo na sua vida, ou um sentimento que "algo está faltando". 




Tudo aquilo que nós não admitimos sentir, tudo aquilo que não queremos enxergar dentro de nós mesmos e o que não reconhecemos como verdadeiro em nosso caráter, define o que podemos chamar de nosso ¨lado escuro da alma¨ ou Sombra. 




“Sombra” é um conceito Junguiano para definir a soma dos lados rejeitados da realidade que a pessoa não quer admitir ou ver em si mesma, permanecendo, reprimido ou esquecidos nas profundezas da intimidade do ser. 




Por medo de nos mostrarmos como realmente somos, nossas relações não se aprofundam, ficam limitadas a um nível superficial. Fechamo-nos intimamente, para que possamos nos sentir emocionalmente seguros, nos escondemos de nós mesmos. Mas, na verdade, não nos livramos do nosso lado rejeitado simplesmente porque fechamos os olhos para ele, porque mesmo assim este lado que não queremos ver, continuará existindo na “sombra” de nossa estrutura psíquica. 




Não querer aceitar as múltiplas emoções e sentimentos de nosso universo interior nos levará a viver sem o controle de nossa existência e sem ter nas mãos o direcionamento que queremos dar a nossa vida. Ao aceitarmos que são elementos naturais da psique humana em evolução, sentimentos como incertezas,carências, o recolhimento, a apatia, os medos, a agitação, a rejeição e vários outros, aí então estaremos iniciando o nosso trabalho de auto-conhecimento, a fim de que possamos enxergar onde erramos, os significados e, a partir de então, encontrar o meio-termo, ou seja, não estar num extremo nem no outro. 


Conseguir manter a calma em determinadas situações é fundamental. Em outras se não houver uma dose de firmeza, você pode ser engolido pelo inimigo. Há dias em que você se sente como uma panela de pressão prestes a explodir? Em outros, tudo o que mais lhe atrai é ficar trancada dentro de casa sem ver ninguém? Todas as suas emoções estão misturadas? Raiva, rancor, instinto, compaixão se misturam e você nem sabe mais como diferenciar cada um de seus sentimentos? Seu jeito de reagir impulsivamente às situações do dia-a-dia está complicando sua vida? Cuidado, você está caminhando para um beco sem saída! 




O mundo está mudando de forma muito acelerada, ou nos adaptamos de forma ágil, flexível e versátil ou encontraremos muitas dificuldades e certamente sofreremos mais. 




Hoje é bastante comum que consultores de empresas e de carreiras recomendem cada vez mais que os profissionais façam terapia como uma meta de ampliação do sucesso profissional. Sabemos que quando uma pessoa supera seus conflitos, bloqueios, auto sabotagem, torna-se mais produtiva, eficaz, criativa, assume mais responsabilidades na vida e se sente apto a resolver cada uma delas. 




Com orientações específicas, recursos terapêuticos que possibilitam um espaço de tempo relativamente curto, resultados bastante significativos. A terapia bem conduzida será uma fonte de alívio, autoconfiança, revitalização e renovação pessoal. 




O investimento em seu auto conhecimento é muito importante e traz o melhor retorno que alguém pode fazer em benefício de si próprio,a conquista do seu bem estar e sua felicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário